Analise do Ponto de Equilíbrio.
417 palavras
2 páginas
Analise do ponto de equilíbrio A análise de um ponto de equilíbrio é uma técnica quantitativa, um indicador de segurança, pois mostra o quanto é necessário vender para que as receitas se igualem aos custos totais de produção. Ele indica em que momento, a partir das projeções de vendas do empreendedor, a empresa estará igualando suas receitas e seus custos. Com isso é eliminada a possibilidade de prejuízo em sua operação. Assim até o ponto de equilíbrio a empresa esta operando com prejuízo e após o mesmo a empresa está operando, com lucro. Esta análise está diretamente ligada a gestão de custos, sistema o qual recolhe dados em diversos pontos, processa-os e emite os relatórios. Esta análise é de extrema importância para um negócio em inicialização , pois obtendo conhecimento dos custos, pode-se saber se haverá receitas o suficiente para arcar com as despesas relacionadas com a gestão do negócio. É através dele que podemos avaliar o quanto o negócio pode gerar lucro. Deve-se ser considerada para essa análise as seguintes variáveis:
• Custos fixos: Aqueles que permanecem constantes, independemente do nível de produção. Ex.: Aluguel do prédio.
• Custos variáveis: Aqueles que variam com o número de unidades produzidas. Ex.: Matéria-prima.
• Custos diretos: Podem ser diretamente apropriados aos produtos, bastando haver uma medida de consumo.
• Custos indiretos: Aqueles que não oferecem condições de medida objetiva, as quais são feitas de maneira estimada e muitas vezes arbitrária.
• Custo total: Aquele resultante da soma dos custos fixos e dos variáveis.
• Receita total: Valor total obtido das vendas dos produtos.
• Ponto de equilíbrio (break-even point): Volume de produção tal que as vendas proporcionem receita total igual aos custos totais; a partir deste ponto, os resultados determinam o lucro ou o prejuízo da operação, isto é, o valor da receita total que excede aos custos totais ou o valor dos custos totais que excede ao valor da receita total.
Uma