69 510 1 PB
ANALISANDO ALTERNATIVAS PARA EDUCAÇÃO TÉCNICA E TECNOLÓGICA
EM ADMINISTRAÇÃO
Shana Sabbado Flores*
Tânia Flores da Rosa Aiub**
Resumo: A formação do profissional de administração requer o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e, principalmente, atitudes com relação a processos e pessoas. É fato que muitos dos conceitos trabalhados em sala de aula acabam se perdendo, não se efetivando em prática profissional. Assim, o verdadeiro aprendizado, pautado em mudança de comportamento pode acabar por não se concretizar devidamente. A partir da análise das atuais propostas curriculares para a formação do administrador e do perfil do egresso esperado para a profissão, considerando sua evolução nesse pouco mais de um século de história, o presente trabalho sistematiza uma proposta metodológica para o ensino de administração, baseada em:
(1) adoção de temas transversais para serem trabalhados durante toda a disciplina; (2) leitura cotidiana de material da área, de modo a apropriar conceitos; e (3) microestágios ou projetos de final de curso, com intuito de sistematizar teoria e prática. As atividades estão em consonância com a “educação pela pesquisa”, de Pedro Demo e da formação de uma “mente disciplinada”, de Howard Gardner, e foram aplicadas em turmas de ensino médio integrado ao
Técnico em Administração, ensino técnico subsequente em Administração e tecnólogo em
Processos Gerenciais. De uma maneira geral, as atividades propostas na metodologia proporcionaram, além do contato com realidade empresarial, uma melhor compreensão da dimensão da profissão, uma vez que tiveram a oportunidade de observar como seu trabalho pode impactar diretamente no cotidiano das organizações, bem como prospectar oportunidades de atuação.
Palavras-chave: Ensino de administração. Ensino técnico e tecnológico. Educação pela pesquisa. Introdução
A formação do profissional de administração requer o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e,