Trb Gp 1
PEDAGOGIA
EDNALVA DE OLIVEIRA ROSA, lÉA LITTZA ASSIS DE SOUZA, lEANDRO DA PAIXÃO SANTOS,
LINDAURA bORGES pINHEIRO,
SUELI cARVALHO DE JESUS.
A INSERÇÃO DA CRIANÇA NA SOCIEDADE
SALVADOR
2011
A motivação do aluno para os estudos é considerada um fator de suma importância para o êxito escolar. Podemos definir motivação como a força propulsora interior a cada pessoa que estimula, dirige e mobiliza, ou seja, conduz o sujeito à ação com empenho e entusiasmo.
O mundo muda constantemente devido à influência da tecnologia. O que era válido ontem pode ser que hoje não seja mais. Quando refletimos sobre o papel da Educação, tendo em vista que a escola é uma instituição de aprendizagem, concluímos que ela deve ser um local aberto para o conhecimento, onde os principais agentes são os alunos, a equipe escolar, a família e todo o entorno. Sendo assim, deparamo-nos com uma interrogação: será que estamos, enquanto atores que compõem o universo escolar, preparando os alunos para a sociedade atual?
É imperativo que o professor conheça o aluno e sua história de vida. Assim, o educador poderá ficar próximo dele, saber seus interesses e sonhos para, a partir daí, preparar aulas atrativas e significativas que atenderão às necessidades e aos interesses da turma.
A motivação do professor, tendo em vista que a atividade acadêmica se realiza de forma coletiva e em contexto social, o professor deve criar um “ambiente motivador”. Isto significa desenvolver em sala de aula situações de aprendizagem em que o aluno tenha papel ativo na construção do conhecimento, usando adequadamente os recursos didáticos, a avaliação formativa, as estratégias de ensino e o conteúdo, proporcionando atividades desafiadoras. Entretanto o professor é, por excelência, o principal agente motivador. Precisa estar motivado, ter compromisso pessoal com a educação, demonstrar dedicação, entusiasmo, amor e prazer no