Caso de dolo
Caso Lacmann (1911): Em um salão de tiro ao alvo, um homem aposta com outro que conseguirá acertar um tiro na bola de cristal que uma menina tem na mão, apesar de ter consciência de sua regular pontaria; o tiro acerta na garota. (WELZEL, Hans. Derecho penal aleman, p. 101)
Caso Thomas: Em 1875, Thomas carregou, no porto de Bremerhaven, na Alemanha, seu transatlântico com uma carga de explosivos, com um mecanismo de detonação retardada, para que a explosão ocorresse durante a viagem e afundasse o barco. O autor só pretendia receber os valores da companhia de seguro, porém sabia que, inevitavelmente, com a explosão morreriam os tripulantes e os passageiros. (JESCHECK, Hans-Heinrich. Tratado de Derecho Penal: parte general. traducción de José Luis Manzanares Samaniego, Granada: Comares, 1993, p. 269)
Caso da correia de couro: Duas pessoas decidem usar uma correia de couro para roubar um comerciante; o plano era apertar a correia em seu pescoço até que ele desmaiasse, o que permitiria a subtração de seus pertences. A intenção de ambos era apertar a correia o suficiente para apenas desfalecê-lo, porém, como soubessem que a força usada poderia provocar sua morte, mudaram o plano e resolveram usar um saco