Resenha livro : Um conceito antropológico, Laraia
Quando procuramos por definições de cultura encontramos significados como, um complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade. Este é o assunto abortado pelo autor, onde ele deixa claro sua opinião sobre o assunto. Para Laraia as diferenças genéticas não são determinantes das diferenças culturais.
O comportamento de indivíduos depende de um aprendizado, da cultura que se está inserido. Cultura é o comportamento aprendido, que independe do fator genético. Alguns autores comentam em seu livro a natureza física e social da origem da cultura. É um fator de extrema importância para a sociedade, onde demonstram padrões culturais diferentes, de diferentes povos.
Tanto homens quanto mulheres se distinguem fisiologicamente e anatomicamente, através de características marcantes distintas, entre elas a sexual, porém as diferenças comportamentais de pessoas de sexo oposto, não são determinadas biologicamente. Muitas vezes as ações praticadas por mulheres de determinada cultura, pode ser atribuída a homens de outra, e o inverso é verdadeiro.
Laraia ainda aborda que o indivíduo deve ter um conhecimento mínimo da cultura partilhada para se construir uma convivência.
Outra abordagem do autor é o determinismo geográfico, que define os modos e costumes de determinada região. O homem não é modificado segundo o meio em que vive, mas sim, o homem modifica o meio para se adequar ao seu modo de vida, deixando claro que a cultura não é perturbada por condições biológicas, e nem geograficamente, levando o leitor a fazer reflexões sobre o assunto.
O autor também ressalta a dinâmica da cultura e que ela está em constante mudança, onde cada geração pode viver culturas distintas, e diferentes comportamentos dependendo da época. Um bom exemplo disso, são