Caso Cl Nico
RA:2013089
Componente curricular: Patologia.
Professor Formador: Josemara Neves Cavalcanti
Caso Clínico: Esteatose Hepática
Paciente do sexo masculino, 49 anos de idade, é encaminhado à consulta externa de lipidologia (investigação, estudo e tratamento das dislipidemias). Ao realizar anamnese o médico verificou que o paciente tinha dislipidemia que é o aumento anormal da taxa de lipídios no sangue. As dislipidemias podem ocorrer por causa do aumento de triglicérides (TGs) - (hipertrigliceridemia), aumento do colesterol - (hipercolesterolemia) ou por uma combinação das duas (dislipidemia mista). Dos antecedentes familiares salientava-se o fato de ambos os progenitores terem tido doença cerebrovascular e diabetes tipo 2.
Como antecedentes pessoais, trata-se de um doente obeso há já vários anos, com dislipidemia mista há cerca de 12 anos e com diabetes mellitus tipo 2 diagnosticada há cerca de um ano.
Referência a hábitos tabágicos (15 a 20 cigarros/dia) desde os 18 anos (com recente abandono dos mesmos) e hábitos etílicos de cerca de 20 g. de etanol por semana. O doente referia alimentação variada, sem cuidados dietéticos especiais, realizando apenas duas refeições diárias, em média.
Negava dor ou desconforto abdominal, bem como outra sintomatologia. Ao exame clínico, o doente apresentava obesidade (essencialmente central) com índice de massa corporal (IMC) de 34 Kg/m2 e com perímetro de cinta de 110 cm. Pele e mucosas coradas e hidratadas. Não eram evidentes xantomas, xantelasmas ou arco corneano. O restante dos exames objetivos não havia alterações de registo.
Do estudo laboratorial o paciente apresentava dislipidemia mista com redução do HDL; Apo B (apolipoproteína B é uma apolipoproteína primária da LDL, a qual é responsável pelo transporte do colesterol para os tecidos) aumentada; PAI-1 aumentado (inibidor do ativador de plasminogênio 1); hiperinsulinismo; função renal normal; função tiroideia normal; hemograma com leucograma