CASO CL NICO
Identificação- Paciente A. I. S. 36 anos, casada, gesta 3, para 2, no 6° mês de gestação.
Queixa principal- Refere não ter recebido nenhuma informação sobre como preparar as mamas para amamentação, e que acha que se deve ao fato de que ela já é mãe de 2. Porem a mesma informa que não sabia que existem cuidados com as mamas e que deseja realiza-los. Solicita informação sobre amamentação e tipos de leite (forte e fraco segundo ela), quer orientação quanto ao tempo de amamentação exclusiva, e alimentação saudável “para que tenha um leite bom”.
Lactação:
Os estrogênios estimulam o crescimento do sistema de ductos das mamas. Quatro outros hormônios são igualmente importantes para o crescimento do sistema de ductos são eles:
Hormônio do crescimento: O hormônio do crescimento, ou GH (Growth Hormone), é produzido pela hipófise. Ao contrário de outros hormônios produzidos pela hipófise que costumam regular o funcionamento de glândulas, como as suprarrenais, os testículos e os ovários, o hormônio do crescimento age no organismo como um todo, promovendo não só o crescimento longitudinal, mas o das células em geral.
Prolactina: A prolactina (PRL) é um hormônio secretado pela adeno- hipófise, formado por 198 aminoácidos (AA) com estrutura similar ao hormônio do crescimento. É responsável por incitar a síntese de leite pelas glândulas mamarias e o aumento das mamas. Sua produção ocorre, em maiores níveis durantes a gestação e no período puerpério.
Glicocorticoides adrenais: Os glicocorticoides são uma classe de hormônios esteroides caracterizada pela habilidade de se ligar com o receptor de cortisol e desencadear efeitos similares. Os glicocorticoides são distintos dos mineralocorticoides e esteroides sexuais pelos seus receptores específicos, células alvos e efeitos.
Insulina: Insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, que permite a entrada de glicose nas células para ser transformada em energia.
Processo de ejeção na secreção do leite.