ENERGIA E LICA
ENERGIA EÓLICA
COMO FUNCIONA A ENERGIA EÓLICA?
O vento gira uma hélice gigante conectada a um gerador que produz eletricidade. Quando vários mecanismos como esse - conhecido como turbina de vento - são ligados a uma central de transmissão de energia, temos uma central eólica.
A quantidade de energia produzida por uma turbina varia de acordo com o tamanho das suas hélices e do regime de ventos na região em que está instalada.
Além da velocidade dos ventos, é importante que eles sejam regulares, não sofram turbulências e nem estejam sujeitos a fenômenos climáticos como tufões
A turbina mais simples possui três partes: As pás do rotor, o eixo e o gerador
Para gerar energia cinética com o ar existem as pás das turbinas projetadas para capturar a energia cinética contida no vento. Quando as pás começam a se mover, elas giram em um eixo que une o cubo do rotor ao gerador. As pás são barreiras para o vento. Quando o vento faz as pás se moverem, ele transfere parte de sua energia para o rotor. O eixo da turbina eólica é conectado ao cubo do rotor, quando o rotor gira, o eixo gira junto. Dessa forma o rotor transfere sua energia mecânica rotacional para o eixo que está conectado a um gerador elétrico na outra extremidade e então o gerador transforma essa energia em eletricidade.
VANTAGENS DA ENERGIA EÓLICA
Fonte renovável.
Fonte de energia barata e fácil retorno do investimento. Não emite gases poluentes nem produz resíduos de longa duração.
Não necessitam de combustíveis.
Apresentam baixo custo de manutenção.
DESVANTAGENS DA ENERGIA EÓLICA
Impacto visual.
Impacto ambienta, interferem na corrente migratória de algumas aves.
Poluição sonora nas proximidades aos parques eólicos.
A escolha do local ideal é determinada pela intensidade da corrente do vento que não pode ser muito forte e nem muito fraca.
CONSTRUÇÃO DE UM PARQUE EÓLICO
A etapa que inicia a implantação de uma usina eólica é a definição da área de instalação e análise