Caso Beta
Neste estudo de caso analisaremos a Beta Ltda, uma empresa de natureza industrial em fase de crescimento e por conta disso deve se engajar em um processo de reorganização estrutural-funcional.
Através de organogramas retrataremos a atual situação da empresa, as estratégias a serem adotadas e a estratégia proposta.
Por fim, a conclusão abordará as características, vantagens e desvantagens de tudo que fora proposto.
Montagem do organograma traduzindo a estrutura atual
Estrutura atual caracterizada por oferecer uma grande importância à produção, dessa forma, tem nesse ponto a vantagem e também a desvantagem. Sendo a vantagem a correta distribuição entre as partes da produção e a desvantagem, nas outras áreas da empresa isso ocorrer de forma contrária, não há uma distribuição coerente, são poucas as seções existentes para uma empresa de tal porte.
Desenvolvimento da estrutura preconizada na 1ª estratégia.
Redução de quatro para duas gerências conforme proposto na primeira estratégia.
Desenvolvimento da estrutura preconizada na 2ª estratégia.
Criação da gerência de projetos tendo em vista o atendimento da encomenda solicitada, segundo suas possíveis especificações técnicas e características.
Opção de organização proposta, que atenda aos interesses e dados da empresa.
Conclusão
Nós concluímos que a empresa “Beta Ltda” necessitava de uma reformulação do ponto de vista organizacional, visando sua expansão.
Com isso, criamos duas diretorias, às quais se reportariam e atenderiam as solicitações da presidência, de forma que fossem essas diretorias as responsáveis diretas pelas gerências estabelecidas, são elas, gerência de produção, gerência administrativa e financeira e gerência comercial e de marketing, cada gerência coordenando e gerenciando suas