LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de Andrade. Metodologia Científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos e teoria, hipóteses e variáveis. São Paulo: Atlas, 1991. Cap.3
3.1 TEORIA E FATOS
“O senso comum tende a considerar o fato como realidade [...] imagina a teoria como especulação [...]”. (p.89)
“Sob o aspecto científico [...] se fato é considerado uma observação empiricamente verificada, a teoria se refere a relações entre fatos ou [...] à ordenação significativa desses fatos [...]”. (p.89)
“Desta forma, conclui-se que: a) teoria e fato não são diametralmente opostos, mas inextrincavelmente inter-relacionados, consistindo em elementos de um mesmo objetivo [...] sendo indispensáveis à abordagem científica; b) teoria não é especulação, mas um conjunto de princípios fundamentais, que se constituem em instrumento científico apropriado na procura e [...] na explicação dos fatos; c) ambos [...] são objetos de interesse dos cientistas [...] d) o desenvolvimento da ciência pode ser considerado como uma inter-relação constante entre teoria e fato (Goode e Hatt, 1969:12-13).” (p.89)
3.1.1 Papel da Teoria em Relação aos Fatos
“Goode e Hatt (1969:13-8) estudaram em detalhes a inter-dependencia entre teoria e fatos, indicando o papel daquela em relação a estes, nos aspectos relacionados a seguir.” (p.90)
3.1.1.1 ORIENTA OS OBJETOS DA CIÊNCIA
“A teoria serve como orientação para restringir a amplitude dos fatos a serem estudados – a quantidade de dados que podem ser estudados [...] é infinita. Entretanto, cada ciência [...] focaliza sua atenção sobre determinados aspectos [...] explorando uma amplitude limitada de coisas [...] Portanto, na orientação da procura dos principais objetos das ciências, torna-se indispensável a atuação da teoria: a) Restringindo a amplitude dos fatos a serem estudados em cada campo de conhecimento [...] b)Definindo os principais aspectos de uma investigação, precisando [...] os tipos de dados que devem ser abstraídos da