Lidernça
A IMPORTÂNCIA DA LIDERANÇA .
RESUMO: Esse estudo, revela a importância da liderança numa organização.
Hoje, não existe o estilo perfeito de liderança e nem necessariamente a pessoa precisa nascer com o “dom” de liderar, ela pode simplesmente aprender e achar seu estilo. Na verdade, o importante mesmo é a autenticidade. Serve para despertar o interesse em se aprofundar nos temas e questões vinculadas gestão de pessoas e liderar equipes.
PROBLEMA: Mas até aonde o estilo de liderança pode ajudar e atrapalhar numa organização?
Nesse trabalho analisaremos os principais tipos de lideranças e como elas podem contribuir e atrapalhar uma equipe.
Podemos levantar alguns tipos de liderança que encontramos hoje :
COERCITIVO -> são ácidos e duros em suas críticas. Os coercitivos provocam medo em seus funcionários, ao invés de admiração e respeito.
Prós -> Esse tipo de liderança funciona bem em situações emergenciais, onde é mais fácil mandar fazer do que discutir com seus empregados.
Contras -> Limita os empregados a dar idéias, se sentem presos e com medo de sugerir, reclamar ou discordar. Se sentem impossibilitados o que gera insegurança e desmotivação.
AFETIVO -> São gestores voltados pras pessoas. São desenvolvedores, estimuladores e promotores de possíveis novos talentos.
Prós -> Esses líderes são provocadores da harmonia no ambiente de trabalho, onde a relação interpessoal entre o gestor e os colaboradores é afinada, o que gera lealdade e comprometimento com o trabalho.
Contras -> Em momentos de emergência, o colaborador pode não entender uma ordem mais rigorosa, com prazos mais curtos ou um tom mais ríspido. O Afetivo tende a ser conhecido como “mãe/pai” e isso pode atrapalhar em momentos mais sérios.
MODELADOR -> As instruções detalhadas e a alta exigência são as marcas registradas do líder modelador – que acredita ter sempre o melhor caminho para realização de um trabalho.
Prós -> Por ser tão