Liderança
Segundo CHIAVENATO (2004, p. 446) "A liderança é, de certa forma, um tipo de poder pessoal. Através da liderança uma pessoa influencia outras pessoas em função dos relacionamentos existentes (...)"
Como estamos em um mundo globalizado em meio a tecnologia, o líder deve estar sempre em busca da atualização e inovação, para desenvolver e aprimorar seus colaboradores, através da comunicação, plano de ação estratégico, sempre apresentando soluções, transmitir confiança e segurança.
Para Daft (2010), A teoria do caminho-meta sugere que os líderes podem mudar o comportamento para ajustar-se à situação. Fieldler chama atenção para importância de encontrar o ajuste entre o estilo de liderança e a situação.
No de caso Carlos deve seguir a Lidernça Participatica- Envolve o comportamento do líder que mostra preocupação pelo bem estar dos subordinados e suas necessidades pessoais. O comportamento da liderança é aberto, simpático e acessível, e o líder cria um clima de equipe e trata os subordinados como iguais
Para o time a Liderança deve ser situacional significa que não existe um estilo ideal de liderança, mas em cada situação haverá um estilo que será mais eficaz, considerando as características existentes, do líder, dos liderados e do sistema social mais amplo. Maximiano (2006, p.292), aborda que “para ser eficaz, o estilo tem que se adaptar à situação”.
O líder, ao criar o espaço de interação, ao reunir regularmente as pessoas, contribui para criar um entendimento comum de elementos importantes para a organização, tais como sua missão, visão, valores e a maneira como a empresa espera resolver os dilemas que surgem. A interação gera compromisso e congruência. Todos passam a se comprometer não porque são coagidos ou direcionados, mas porque entendem o valor ou a necessidade real dessa atitude. É uma forma de convidar o funcionário a estar na empresa por inteiro e se articular