LIDERANÇA
Monique Jesus de melo.
Desenvolvimento Interpessoal e gestão de mudança.
LIDERANÇA
Guarulhos
2014
“O forte rei faz forte a fraca gente”
Liderança
Segundo Chiavenato, a liderança é estudada a partir do conhecimento do comportamento das pessoas e que muitos traços da liderança fazem parte da personalidade do indivíduo. Tive sempre muita fé nas pessoas e acredito que qualquer um consiga com maior ou menor dificuldade desenvolver as características fundamentais para liderar. Temos ótimos gestores que compreendem o processo da empresa com maestria, mas que esbarram no obstáculo da gestão de pessoas, e desenvolver essas características é uma questão de necessidade básica.
Lacombe relaciona a capacidade de influenciar com a posição do líder na organização, para ele o líder é um hierarca de funções; as planeja, dirige e controla. Mas, digamos que você esta numa situação onde um computador apresentou alguns problemas, e que você possui o conhecimento para resolver. Naquele momento, você adquiriu a liderança e o que você decidir, deve ser executado. Dessa forma, a liderança é um processo que ocorre dentro de uma organização e que pode acometer vários profissionais da base das organizações.
Num breve resumo sobre o tema, temos três habilidades indispensáveis para quem deseja liderar. A primeira é o conhecimento, entender a organização como um todo, sua missão, visão, valores e principalmente os processos em que estão envolvidos os colaboradores. Ter o conhecimento do negócio nos habilita a entender as dificuldades de quem executa e ganhamos credibilidade no momento de influenciar. É o saber.
Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os