Experimento Aquarela de Física
Existem instrumentos ópticos, como por exemplo, o prisma, que são capazes de dividir a luz em todas as suas componentes. O contrário também acontece, ou seja, é possível, a partir de suas componentes, gerarem uma cor. Na natureza existem três cores básicas, as quais podem chamar de cores primárias, são elas: vermelho, amarelo e azul. A partir destas cores podemos gerar qualquer outra cor, inclusive o branco. Fazendo com que cada pigmento destas cores ocupem um o lugar do outro muito rapidamente, pela nossa capacidade visual, a cor que enxergaríamos seria uma mistura das duas cores. Por exemplo, se fizermos com que dois objetos de cores azuis e amarelas alternem suas posições com uma freqüência maior do que a freqüência com que nossa visão poderia distinguir a alternância das posições, não conseguiríamos distinguir em determinado momento qual seria o objeto colorido que estaria ocupando aquele lugar. Então, o que conseguiríamos ver seria uma soma das ondas emitidas por cada pigmento desses dois objetos; neste caso, a soma das ondas luminosas entre azul e amarelo, é a onda que corresponde à cor verde.
Para se gerar a cor branca o processo é um pouco mais complicado, segundo Isaac Newton a cor branca é uma soma de todas as cores. Só que dependendo do conjunto de cores usado, cada uma tem uma proporção de participação diferente e não muito fácil de calcular.
Material Utilizado
Item
Comentários
Tampa plástica
Utilizar a tampa de plástico translúcido do achocolatado NESCAU devido à sua leveza e a facilidade que se tem para furá-la, porém, pode-se utilizar qualquer tampa plástica com tamanho aproximado.
Barbante de algodão
Aproximadamente 120 cm.
Papel branco
Canetinha hidrocor
Pode ser substituído por lápis de cor, giz de cera, tinta ou até mesmo recortes de papel colorido.
Cola
Montagem
Retire as bordas da tampa que será utilizada de maneira a formar um disco.
Recorte um círculo de papel do tamanho do disco e divida-o em seis