História do Atletismo
O atletismo está relacionado com a própria origem do ser humano que, por necessidade, defesa ou até prazer, já corria, saltava ou lançava.
Depois, os diferentes povos foram inventando formas variadas e competitivas de corridas, saltos e lançamentos com diversas finalidades: preparação para a guerra, agradecimento aos deuses e homenagem aos heróis desaparecidos.
Nos nossos dias, o Atletismo é uma modalidade desportiva que engloba várias disciplinas, como corridas, marchas, saltos, lançamentos e provas combinadas.
História do Atletismo
O atletismo é uma modalidade desportiva cujas origens remontam à antiguidade grega e aos primeiros Jogos Olímpicos, realizados no ano de 776 a. C. Por isso, pode dizer-se que é a forma mais antiga de organização desportiva. Na era moderna dos Jogos (iniciada em 1896), o atletismo marcou a sua presença, tornando-se um desporto fundamental na realização deste evento. Desporto tradicionalmente amador é encarado como o modelo do próprio ideal olímpico. O atletismo, no entanto, vem-se transformando num fenômeno altamente profissionalizado, traduzindo-se em receitas significativas para atletas, clubes e patrocinadores.
Entre 1880 e 1920 formaram-se associações de atletismo um pouco por todo o mundo. A Federação Internacional de Atletismo Amador foi fundada em 1912 e é a entidade responsável pelas competições internacionais. O primeiro campeonato oficial de atletismo a nível mundial só viria a ser institucionalizado em 1983.
Esta modalidade desportiva consiste numa variedade de desportos competitivos de corrida, marcha, saltos e lançamentos. As provas de corrida e de marcha realizam-se em pista, em estrada, ou em corta-mato.
Modalidades do atletismo
Corrida de pista
É a mais tradicional competição do atletismo e envolve várias provas.
- Corridas disputadas em pistas ovais (cada atleta corre numa faixa): 100 metros rasos, 200 metros rasos e 400 metros rasos,
- Corridas de Meio Fundo (os atletas não precisam ficar na