Soldagem
As ligas monofásicas alfa possuem boa soldabilidade por causa de sua boa dutilidade. Operações de soldagem não introduzem muitas alterações nas propriedades mecânicas do metal recozido na chamada zona termicamente afetada (ZTA). Entretanto, a resistência mecânica do material trabalhado a frio na ZTA é reduzida pelo aquecimento associado à soldagem. Por este motivo estas ligas são geralmente soldadas na condição de material recozido. É recomendada a realização de tratamento térmico de alívio de tensões pós-soldagem.
Por outro lado, a soldagem das ligas alfa-beta pode modificar significativamente sua resistência mecânica, sua dutilidade e sua tenacidade como resultado da exposição do material ao ciclo térmico de soldagem. A baixa dutilidade da maioria das soldas de ligas alfa-beta é causada por transformações de fase no metal d solda ou na ZTA, ou em ambas as regiões.
Estas ligas bifásicas podem ser soldadas com metais de adição de titânio comercialmente puro ou de ligas monofásicas alfa, de modo a produzir um metal de solda com baixo percentual de fase beta, o que melhora a dutilidade da junta soldada. Entretanto, este procedimento não resolve o problema de baixa dutilidade da ZTA em ligas que contêm elevados percentuais de elementos betágenos.
Entre as ligas bifásicas alfa-beta, a que apresenta melhor soldabilidade é a liga Ti-6Al-4V. Isso pode ser atribuído a dois fatores: primeiramente, à formação de uma martensita alfa linha que nesta liga não é tão dura e frágil como em outras ligas com maiores teores de elementos betágenos, como Ti-6Al-6V-2Sn, e também devido à endurecibilidade relativamente baixa da liga Ti-6Al-4V, que permite a formação de maiores proporções de uma microestrutura mais desejável como a estrutura de Widmanstätten da fase alfa junto com a fase beta retida, mesmo no caso de elevadas taxas de resfriamento após a soldagem.
Devido ao modo de solidificação da liga Ti-6Al-4V, que não apresenta formação de