Graus de proteção
GRAU DE PROTEÇÃO IP
PARA EQUIPAMENTOS
ELÉTRICOS.
ESCOLA: Escola Técnica Estadual Presidente Getúlio Vargas.
GRAU DE PROTEÇÃO IP PARA EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS. Uma das principais características construtivas de um equipamento elétrico a ser analisada em um projeto, instalação ou manutenção, como luminárias, painéis, motores, é o grau de proteção. A proteção de um produto bem projetada é capaz de evitar que pessoas sofram danos físicos, como choque elétrico, ferimentos causados por partes móveis, entre outras; e ainda evita danos ao próprio equipamento, pela penetração de corpos sólidos estranhos ou água, que muitas vezes pode prejudicar o seu funcionamento.
Esta proteção é definida em duas normas:
ABNT NBR IEC 60529 - Graus de proteção para invólucros de equipamentos elétricos e
ABNT NBR IEC 60034-5 - Graus de proteção proporcionados pelo projeto completo de máquinas elétricas girantes. Essas normas definem métodos de ensaios para verificação do nível de proteção provido por um invólucro contra o acesso às partes perigosas (contato com partes vivas de baixa ou alta tensão e contato com partes mecânicas perigosas), contra a penetração de objetos sólidos estranhos e/ou contra a penetração de água e o sistema de codificação para indicar os graus de proteção providos por um invólucro. Os invólucros dos equipamentos são designados por uma simbologia que é composta de uma sigla “IP” (Índice de Proteção) seguida de dois numerais, que indicam a conformidade com as condições estabelecidas. Pode-se também utilizar letras adicionais e/ou letras suplementares que complementam a designação do equipamento elétrico.
Abaixo, podemos ver disposição do código IP:
O grau de proteção é composto sempre pela sigla IP (Índice de Proteção, ou Index of Protection, como foi originalmente escrito), seguido de dois dígitos que mostram o grau de proteção do equipamento. O primeiro dígito indica