Trabalho comercial
Resumidamente a DRE tem a seguinte estrutura:
Receita Bruta
(-) Deduções
= Receita Líquida
(-) C.M.V
= Lucro Bruto
(-) Despesas com Vendas
(-) Despesas Administrativas
(-) Despesas Financeiras
= Resultado Operacional Líquido
(-) Despesas Extra Operacionais
= Resultado Antes IR CS
- Provisões IR E CS = Resultado Líquido
No Brasil esta demonstração é obrigatoria, de acordo com a lei 11.638/07. Alem de apresentar os resultados da empresa de forma gerencial, auxiliando assim o gestor da entidade.
OPERAÇÕES COM MERCADORIAS
Um dos vários objetivos da contabilidade, é o regitro dos fatos que alterem o patrimonio das empresas, decorrentes de suas operações. Nas operações envolvendo mercadorias, a contabilidade deve estar atenta aos seus registros afim de produzir a informações contabil que venha a ser util ao empresa, e de forma clara e eficiente.
Dentre algumas operações com mercadorias, podemos destacar, compra de mercadorias, descontos e abatimentos, frete sobre compras, venda de mercadorias, apuração do resultado da conta de mercadorias, entre outros.
É atraves dessas operações que geraremos uma das fontes de receita de uma empresa.
RECONHECIMENTO DA RECEITA
Os criterios para o reconhecimento da receita, em geral são aplicados separadamente de cada transação. De acordo com o Comite de pronunciamentos contabeis – CPC 30, A receita deve ser reconhecida quando for provável que benefícios econômicos futuros fluirão para a entidade. Assim, são aumentos nos benefícios econômicos durante o período contábil sejam eles pela entrada de recursos ou aumento de ativos ou diminuição de passivos, resultando assim um aumento do patrimônio líquido e que não sejam oriundos dos proprietários da empresa. Iudícibus (1997, p. 149) define receita como: A expressão monetária, validada pelo mercado, do agregado de bens e serviços da entidade, em sentido amplo (em determinado período de tempo), que provoca um acréscimo