Soldagem
PROCESSOS DE SOLDAGEM
MANAUS
2010
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS
EQUIPE:
PROCESSOS DE SOLDAGEM
MANAUS
2010
RESUMO
O processo de soldagem...
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
A união de elementos metálicos é desejável na montagem de estruturas que transmitam ou suportem os esforços que surgem na execução do trabalho mecânico pelas maquinas. A seleção da forma adequada de transmitir esses esforços entre as disponíveis esta relacionada à possibilidade técnica de aplicação, a possibilidade construtiva, ao custo, a disponibilidade de materiais e ao conhecimento, entre outros aspectos de menor peso.
Em particular, esse trabalho descreve um conjunto de pesquisas relacionadas às características dos processos de soldagem, alguns tipos de soldas e também especificações técnicas de uma solda. No decorrer do texto são descritas as principais formas de unir elementos metálicos e de identificar trabalhos de elementos de união mecânica.
1 O PROCESSO DE SOLDAGEM
A soldagem é um processo que visa a união localizada de materiais, similares ou não, de forma permanente, baseada na ação de forças em escala atômica semelhantes às existentes no interior do material e é a forma mais importante de união permanente de peças usada industrialmente. Existem basicamente dois grandes grupos de processos de soldagem. O primeiro se baseia no uso de calor, aquecimento e fusão parcial das partes a serem unidas, denominado "processos de soldagem por fusão".
O segundo se baseia na deformação localizada das partes a serem unidas, que pode ser auxiliada pelo aquecimento dessas até uma temperatura inferior à temperatura de fusão, conhecido como "processos de soldagem por pressão" ou "processos de soldagem no estado sólido".
A soldagem é uma área do conhecimento de