Políticas Sociais de Proteção ao Idoso
SERVIÇO SOCIAL
jacidene martins teixeira
POLITICAS SOCIAS DE pROTEÇÃO AO idoso
Porto Velho
2014
JACIDENE MARTINS TEIXEIRA
POLITICAS SOCIAS DE pROTEÇÃO AO idoso
Trabalho apresentado à disciplina de Oficina de formação: projeto de intervenção; A Realidade Regional e o Serviço Social; Planejamento Social; Estagio Curricular Obrigatório II
Prof. Amanda Boza Gonçalves; Clarice da Luz Kernkamp; Rosane Ap. B, Malvezzi; Valquiria A. Dias Caprioli
Porto Velho /Ro
2014
Sumário
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo contribuir com algumas reflexões em torno das questões sobre o envelhecimento no Brasil, e mais especificadamente na região de Porto Velho/RO, onde será destacada a importância dos indicadores sociais na politica de proteção ao idoso.
O acelerado ritmo do crescimento da população idosa é um fato que vem acontecendo no mundo inteiro, inclusive no Brasil. O governo Brasileiro precisa elaborar o mais rápido possível, politicas sociais mais especificas a esse grupo de pessoas, para preparar a sociedade para a mudança da pirâmide populacional. A população idosa aumenta significativamente e o contraponto dessa realidade aponta que o suporte para essa nova condição não evolui com a mesma velocidade. Diante disso, com a preocupação com esse novo perfil populacional, vem gerando nos últimos anos inúmeras discursões e a realização de diversos estudos com o objetivo de fornecerem dados que subsidiem o desenvolvimento de politicas e programas adequados para essa parcela da população.
É importante ressaltar que o envelhecimento é um processo natural, inevitável e irreversível, por tanto não se deve ser tratado somente com soluções médicas, mas sim por meio de intervenções sociais, econômicas e ambientais.
1. DESENVOLVIMENTO
Tornado