A elaboração de um diagnóstico da problemática social local/regional e a importância dos indicadores sociais na construção das Políticas de Proteção ao Idoso
Trabalho apresentado ao Curso (Serviço Social ) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Ética Profissional, Família, Cultura e Sociedade, Política Social II.
Profs:.Clarice de Luz Kernkamp, Maria Angela Santini e Maria Lucimar Pereira.
Ilhéus,BA
2013
SUMÁRIO
Introdução---------------------------------------------------------------------------------------1
Política Nacional de Assistência Social: breve histórico------------------------------2
Caráter da Política Nacional de Assistência Social--------------------------------------3
Considerações finais-------------------------------------------------------------------------5
Referências
1
INTRODUÇÃO
A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, garante à população o acesso aos serviços sociais por meio das políticas de assistência social e, por meio desse direito, a população brasileira é amparada em necessidades básicas.
A seguridade social, é uma conquista que perpassa as influências histórias e que se faz presente por meio das lutas para emancipação dos direitos e pela garantia da qualidade dos serviços prestados à sociedade. Para entender de que maneira as políticas sociais atuam, torna-se necessário um estudo dos fatores que influenciaram as primeiras propostas de atendimento aos grupos com tipos específicos de necessidades.
Este trabalho consiste em apresentar a origem do serviço social, sua trajetória como seguridade social, seu caráter e atuação por meios dos programas sociais, além de uma abordagem crítica que sugere alterações constitucionais. Vale ressaltar a importância desses estudos para compreensão dos fatores que favorecem e também daqueles que dificultam a concretização da Política Nacional de Assistência Social no país.
2
POLÍTICA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA