modelos atomicos
Foi no século XVII e XIX, que os cientistas definiram teorias para explicar a constituição microscopia da matéria. A partir dos estudos das transformações da matéria consegue-se entender, a nível microscópico, principalmente com o uso da balança para a mensuração das massas.
Com estes estudos, os químicos conseguiram explicar as razoes das combinações entre os elementos químicos na formação de novos compostos.
“Na natureza nada se cria tudo se transforma”. Esta famosa frase é uma lei que foi enunciada por Lavoisier em meados de 1775, definida com a Lei da Conservação das Massas.
No século V a.C., Demócrito e Leucipo, amos filósofos gregos, acreditavam que a matéria era constituída por pequenas partículas indivisíveis, os átomos. Porém, em 1808, John Dalton, retornou essa ideia através de sua teoria atómica, sugerindo que os átomos, eram esferas maciças (rígidas) e indivisíveis. No final do século passado, muitos cientistas desenvolveram vários experimentos para demonstrar que os átomos são constituídos por partículas ainda menores, subatômicas.
Modelo é uma forma de se representar a realidade. Neste sentido, muitos estudiosos resolveram demonstrar a constituição de um átomo. Modelo atômico é uma representação gráfica que procura explicar, de maneira científica, os fenômenos relacionados à composição da matéria e suas formas. Um modelo atômico tem como função explicar a estrutura microscopia da matéria.
MDELO ATÓMICO DE JOHN DALTON
O cientista inglês John Dalton (1766-1844) propôs em meados de 1800, o modelo conhecido como Teoria Atômica de Dalton:
1. A matéria é constituída por pequenas partículas esféricas maciças e indivisíveis, denominada átomos.
2. Elementos químicos é a junção de átomos com a mesma massa, tamanho e as mesmas propriedades.
3. Elementos químicos diferentes possuem propriedades diferentes, tais como tamanho e massa.
4. A combinação de átomos de elementos diferentes, forma substancias