sifilis
Determinação do Teor de Álcool na Gasolina
1. Introdução
A gasolina é um produto combustível derivado intermediário do petróleo, consistindo essencialmente em mistura de hidrocarbonetos na faixa de 5 a 20 átomos de carbono.
Uma das propriedades mais importantes da gasolina é a octanagem. A octanagem mede a capacidade da gasolina de resistir à detonação, ou sua capacidade de resistir às exigências do motor sem entrar em auto-ignição antes do momento programado. A detonação (conhecida como "batida de pino") leva à perda de potência e pode causar sérios danos ao motor. Existe um índice mínimo permitido de octanagem para a gasolina comercializada no Brasil, que varia conforme seu tipo.
O álcool etílico, uma das substâncias adicionadas à gasolina, tem vital papel na sua combustão, pois sua função é aumentar a octanagem em virtude do seu baixo poder calorífico. Além disso, o fato propicia uma redução na taxa de produção de CO (monóxido de carbono). A porcentagem de álcool é regulamentada por lei, e o padrãoatualmente estabelecido pela legislação brasileira varia entre 20e 25% v/v (20 a 25 mL de etanol presentes em cada 100 mL de gasolina comercial). Se por um lado há vantagens, existem as desvantagens também, como maior propensão à corrosão, maior regularidade nas manutenções do carro, aumento do consumo e aumento de produção de óxidos de nitrogênio.
Disso tudo, nota-se a importância para a frota automotiva brasileira e para o meio ambiente de um rigoroso controle dessa porcentagem.
2. Materiais e Métodos
Provetas de 100 ml;
Rolhas de borracha;
Pipetas de Pasteur;
Béqueres de 100 ml.
Reagentes: No mínimo 0,5 L de solução saturada de cloreto de sódio*, 0,5 L de amostra(s) de gasolina comercial (mínimo de 150 mL de cada).
2.1. Transferir cerca de 80 mL de gasolina para um béquer, manuseando com cuidado para não contaminar as mãos com gasolina. Para tanto, encoste completamente o frasco no béquer e segure este