Sífilis
A sífilis é uma doença infecciosa sistêmica causada pelo Treponema pallidum, que se caracteriza clinicamente por uma lesão primária, uma erupção secundária que afeta a pele e as membranas mucosas, largos períodos de latência e lesões tardias na pele, ossos, vísceras e sistema nervoso central e cardiovascular. A lesão primária aparece cerca de 3 semanas depois da exposição, em forma de pápula no local de invasão inicial; depois se ulcera e apresenta diversas formas, entre as quais a mais típica, embora não seja a mais freqüente, é um cancro duro.
Causas
A sífilis é uma doença infecciosa sexualmente transmissível. A bactéria que a causa se espalha pela pele rachada ou por membranas mucosas.
Gestantes podem transmitir a infecção o para o(s) feto(s). Essa doença é denominada sífilis congênita.
A sífilis é disseminada em todo Estados Unidos. Atinge principalmente adultos sexualmente ativos com 20 a 29 anos de idade.
A sífilis possui diversos estágios
A sífilis primária é o primeiro estágio. Cerca de 2 a 3 semanas após ser infectado, formam-se feridas indolores (cancros) no local da infecção. Não é possível observar as feridas ou qualquer sintoma, principalmente se as feridas estiverem situadas no reto ou no cólo do útero. As feridas desaparecem em cerca de 4 a 6 semanas depois, mesmo sem tratamento. A bactéria tornase dormente (inativa) no organismo nesse estágio. Para obter informações mais específicas sobre esse tipo de sífilis, consulte sífilis primária.
A sífilis secundária acontece cerca de 2 a 8 semanas após as primeiras feridas se formarem. Aproximadamente 33% daqueles que não trataram a sífilis primária desenvolvem o segundo estágio. Esses sintomas geralmente somem sem tratamento e, mais uma vez, a bactéria fica inativa no organismo. Para obter informações mais específicas sobre esse tipo de sífilis, consulte sífilis secundária.
A sífilis terciária é o estágio final da sífilis. A infecção se espalha para o cérebro, o sistema