sifilis
Téc. Enfermagem
Sífilis
Guarulhos/SP
2014
Sumário
Resumo: 1
Definição: 1
Frequência: 2
Divisão: 3
Período primário: 3
Período secundário ou sífilis secundária: 4
Período terciário ou sífilis terciária: 5
Imunopatologia: 6
Sífilis Congênita: 6
Frequência: 7
Reação inflamatória: 7
Tratamento: 8
Referencias bibliográficas: 8
Resumo:
A sífilis é doença infecto-contagiosa, transmitida pela via sexual e verticalmente durante a gestação. Caracteriza-se por períodos de atividade e latência; pelo acometimento sistêmico disseminado e pela evolução para complicações graves em parte dos pacientes que não trataram ou que foram tratados inadequadamente.
Definição:
Sífilis é uma doença infecciosa e contagiosa, produzida por uma bactéria - o Treponema pallidum ou Spirochaetapallida.
A sífilis é uma doença transmitida, sobretudo pelo contato sexual ou pelo sangue contaminado.
Durante a gravidez a mãe contaminada pode passar a bactéria para o filho, podendo causar danos irreversíveis no sistema nervoso do feto ou mesmo levar à morte.
A sífilis é caracterizada inicialmente por uma ferida dura e indolor que surge no órgão sexual masculino e no órgão sexual feminino. Essa ferida tende a desaparecer depois de algum tempo.
Ainda na fase secundária surgem manchas vermelhas pelo corpo, que também tendem a desaparecer, mas a doença continua ativa.
Por causa das características desses sintomas, a doença evolui, podendo atingir diversos órgãos. É uma doença grave, pode causar cegueira, paralisia, distúrbios cardíacos e neurológicos e até mesmo a morte
Histórico e Etiologia:
É provável que a sífilis seja originária da America e tenha sido introduzida, mais ou menos em 1500, na Espanha e em Portugal pelos marinheiros de Cristóvão Colombo. Na África, não se acharam lesões indicadoras de sífilis em ossos de índios americanos, presumivelmente pré-colombianos. O termo sífilis vem