Sifilis
Disciplina: Ciências Naturais
índice
Introdução: 3
Desenvolvimento 4
Sífilis 4
Modo de Transmissão 4
Sintomas 4
Progressão da doença 5
Diagnóstico e Tratamento 7
Dados epidemiológicos 7
Modos de Prevenção da doença 8
Conclusão 9
Bibliografia 10
Webgrafia 10
Introdução:
As doenças sexualmente transmissíveis, também conhecidas por doenças venéreas, são doenças provocadas por bactérias, fungos e vírus e que se transmitem por contacto sexual, quando um dos parceiros se encontra infectado. A Sífilis, o Herpes genital, a Hepatite B e a SIDA são exemplos de algumas infecções sexualmente transmissíveis.
Este tipo de doenças são, ainda hoje, um grave problema de saúde pública, uma vez que, apesar de haver tratamento e cura na maioria dos casos, aumenta todos os anos o número de pessoas infectadas. A mudança de hábitos sexuais dos adolescentes e jovens e a falta de informação sobre estas doenças faz com que as mesmas se transmitam rapidamente.
O objectivo deste trabalho é que os alunos conheçam algumas doenças/ /infecções sexualmente transmissíveis e o seu impacto no organismo humano.
O nosso grupo de trabalho decidiu escolher a Sífilis por ser uma doença sexualmente transmissível pouco falada, razão pela qual gostaríamos de aprender mais e transmitir também essas informações aos nossos colegas.
Desenvolvimento
Sífilis
A sífilis é uma doença infecto-contagiosa causada pela bactéria Treponema pallidum que, para sobreviver, precisa de um ambiente quente e húmido. A sífilis também é conhecida por cancro duro. Apesar de ser contagiosa e perigosa, é curável se for tratada a tempo. Esta doença é transmitida por via sexual e para o feto durante a gestação. A sífilis ataca qualquer tecido desde a pele aos ossos, fígado, órgãos genitais e olhos. Torna-se particularmente