Como organizar reuniões
Por décadas, a reunião de vendas tem sido usada como um vínculo essencial entre a gerência da empresa e a equipe de vendas. Esse encontro tradicionalmente tem a função de repassar aos vendedores novos conhecimentos técnicos, técnicas de venda, objetivos, cotas, direcionamento mercadológico, necessidades administrativas ou operacionais etc. Além disso, deveria servir também como uma oportunidade para encorajar, premiar e motivar.
Vamos encarar os fatos: um vendedor, em média, apanha bastante da concorrência e, muitas vezes, também de clientes insatisfeitos. Ele (ou ela) deveria antecipar com alegria a reunião periódica com o resto da equipe. Deveria haver um certo prazer e entusiasmo envolvidos no processo. Infelizmente, esse raramente é o caso. Para evitar que isso aconteça nas reuniões da sua empresa, Rick Phillips, presidente do PSSD – Phillips Sales & Staff Development, recomenda algumas coisas que podem ser feitas:
1. Desenvolva uma pauta e atenha-se a ela – Planeje tudo que será discutido e prepare fotocópias do material. Alguns gerentes distribuem a pauta com alguns dias de antecedência. Essa pauta é considerada uma “lei” a ser respeitada, tanto sobre os assuntos a serem tratados quanto sobre quem falará sobre o quê. Isso ajuda as pessoas a se organizarem – assim, não chegam despreparadas, podendo fazer melhores questionamentos e colocações sobre o assunto a ser discutido.
2. Anuncie os sucessos – Nada funciona melhor como “pontapé inicial” de uma reunião do que o reconhecimento dos sucessos da equipe. Separe os primeiros minutos do encontro para parabenizar e agradecer àquelas pessoas que contribuíram, atingiram suas metas e fecharem bons negócios.
3. Mantenha a equipe envolvida e sintonizada no “canal da aprendizagem” fazendo perguntas não-ameaçadoras – Não faça as pessoas sentirem-se mal ou incompetentes. Envolva todos os membros da equipe organizando demonstrações ou dicas de