memorial do processo de institucionalização da gestão pública
1. INTRODUÇÃO 4
2. DESENVOLVIMENTO 5
3. CONCLUSÃO 9
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICA 10
1. INTRODUÇÃO
A função do administrador público é agir e transformar a realidade conforme as necessidades dos munícipes, este trabalho contempla aspectos que estão diretamente relacionados ao papel do gestor público visando um diagnóstico inicial para que o planejamento tenha coerência e atinja os objetivos almejados.
O objetivo deste trabalho é elaborar um estudo de caso e fundamentar uma discussão sobre o papel do gestor público em todas as esferas do governo. Uma área do conhecimento dedicada ao estudo das atividades relacionadas à gerência de instituições públicas, incumbindo ao profissional coordenar, planejar e executar processos em departamento estaduais e federais, com evidência na área municipal. Para isso, utiliza noções gerais de direito e economia, além de conhecimentos específicos em políticas públicas, legislação regulamentadora e teorias clássicas da administração.
A aplicação das teorias clássicas de administração no gerenciamento das instituições públicas. Encarregado de aplicar as teorias administrativas no desenvolvimento de ações do interesse social coletivo.
O administrador público é essencialmente um planejador, os profissionais são habilitados para a execução do planejamento e da gestão de políticas públicas, a implementação de programas de responsabilidade social, a gestão de organizações sociais e a elaboração de programas governamentais. Também são requisitados para atuar em agências reguladoras e de excito social.
2. DESENVOLVIMENTO
O que é a Gestão Pública?
Gestão pública é o termo que integra um campo de conhecimento e de trabalho relacionados às organizações cuja missão seja de interesse público ou afete este. A organização pode ser privada ou pública, mas com interesses que afetam toda a comunidade. Por tanto, pode haver “gestão publica” em organizações públicas e privadas, embora seja bastante