MEMORIAL DO PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
Gestão Pública é um termo mais recente, que indica utilização de práticas novas na administração do setor público, algumas importadas do setor privado, outras recuperadas dos porões da história, outras desenvolvidas nas últimas décadas. Do ponto de vista do ensino, é mais vinculado às práticas de gestão, à funcionalidades e situação atual do Estado.
Surgiu em 1970 no grande movimento da nova administração e teve um resultado de grande impacto contemporâneo. Essa gestão serve para administrar e gerir todos os negócios públicos e privados com excelência.
O paradigma administrativo público contemporâneo, fundamentado nos princípios da confiança e da descentralização da decisão, exige formas flexíveis de gestão, horizontalização de estruturas, descentralização de funções, incentivos à criatividade. A ideia é justamente superar a ideologia do formalismo e do rigor técnico da burocracia tradicional, centralizando o controle nos resultados do serviço prestado.
A gestão pública conta com uma ajuda de um sistema que integra o planejamento, gerenciamento e o uso de todos os recursos na empresa.
Para que a sociedade tenha participação no controle social é fundamental que exista transparência nos atos governamentais. É inadmissível no Estado Democrático de Direito que o governo fique enclausurado, hermético, sem dar satisfação de seus atos.
2 DESENVOLVIMENTO
Gestão pública é o termo que designa um campo de conhecimento (ou que integra um campo de conhecimento) e de trabalho relacionados às organizações cuja missão seja de interesse público ou afete este. Abrange áreas como Recursos Humanos, Finanças Públicas e Políticas Públicas, entre outras.
Uma organização pode ser privada ou pública, mas com interesses que afetam toda