case pirelli
UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ
TAUBATÉ
2014
Questionário:
1. O que gerou a ação de RP/Comunicação? Justifique
2. Que variáveis (internas e externas) foram consideradas para o desenvolvimento do planejamento?
3. Qual o papel do diagnóstico, objetivo, estratégias e avaliação no case apresentado?
4. Por que se pode dizer que é um exemplo de Planejamento Estratégico?
5. O que você faria de diferente ou complementaria no processo apresentado?
Respostas:
1. Apesar da empresa de consultoria em Relações Públicas ter sido procurada pela Pirelli, identificar muito mais oportunidades no problema levantado é um diferencial. Segundo o case, a Ketchum foi solicitada para resolver um problema de gestão da comunicação, mas como especialista, cabe a ela ir além e sugerir soluções inovadoras e estratégicas. É muito importante valorizar o fato de que a empresa tomou a consciência do quanto é importante investir na comunicação interna como forma de gestão. Ainda são poucas as empresas que utilizam meios de comunicação como um braço estratégico para o alcance de resultados e monitoramento de clima organizacional.
2. Para o desenvolvimento do planejamento foram consideradas diversos aspecto, a cultura organizacional parece ter sido o ponto de maior peso nessa análise. Mudar a cultura da empresa parece uma tarefa quase impossível e é preciso criar estratégicas que sejam muito bem fomentadas e viáveis para que, aos poucos as pessoas entendam e aceitam as mudanças implantadas. O fato dos funcionários serem antigos de caso e mais resistentes à mudanças também são pontos importantes neste planejamento, além do fato de que se trata uma empresa de grande porte com muitas unidades independentes, o que dificulta a comunicação a nível macro.
3. O diagnóstico tem um papel fundamental, pois a partir desta imersão e levantamento das necessidades da empresa é possível visualizar a realidade da organização