Estudante
Comunica Pirelli
Projeto realizado pela empresa Ketchum Estratégia para melhoria da Comunicação Interna da Pirelli em suas unidades no Brasil
André Sousa Lima
Análise do Case Pirelli
O Problema: A Pirelli procurou a assessoria da Ketchum Estratégia depois de constatar, por meio de pesquisas de clima organizacional, baixa adesão de seus colaboradores a seus veículos de comunicação interna e, consequentemente, à sua filosofia.
Metodologia: Foram feitas entrevistas e aplicados questionários junto a 27% do total de 9.500 empregados da empresa no Brasil com os quais se pretendiam avaliar, além dos pontos positivos e negativos da comunicação interna, o ambiente e seu contexto, quais eram os veículos mais utilizados e a cultura interna. A Auditoria de Opinião com diagnóstico combinado a dados qualitativos e quantitativos possibilitou ver a real situação da CI e o desenvolvimento do plano de ação necessário.
Diagnóstico: Os resultados apontaram que 30% dos empregados estavam insatisfeitos em relação à comunicação interna. Uma porcentagem bastante razoável considerando-se que 32% preferiram não avaliar e o índice de satisfação ficou em 33%. A pesquisa mostrou ainda os 3 principais fatores responsáveis pela ineficácia da comunicação interna na organização e que por isso foram chamados de agressores da Comunicação: Falta de clareza, falta de agilidade e falta de transparência.
O Plano: A partir do diagnóstico, os consultores tinham uma verdadeira operação militar pra desenvolver. Inicialmente, foi necessário sensibilizar diretoria e lideranças da importância da implantação de um processo de comunicação de relacionamento. Além da reestruturação da comunicação interna da Pirelli no que tange à qualidade da informação, segmentação, veículos e periodicidade, o plano contemplava:
Transformar a comunicação interna em uma ferramenta de gestão estratégica;
Aumentar o índice de satisfação dos empregados