processos de formação do acido sulfurico
2. OBJETIVO
O presente trabalho tem por objetivo descrever os principais processos de fabricação de ácido sulfúrico, enfatizando os conceitos básicos e vantagens de cada uma das principais rotas utilizadas na indústria.
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
3.1 ÁCIDO SULFÚRICO
O ácido sulfúrico (H2SO4), (também designado de vitríolo, sulfato de hidrogênio, ácido de bateria e espírito de enxofre) é um ácido mineral forte, incolor, inodoro, oleoso e pesado (densidade=1,4 a 15° C). Reage fortemente com diversas substâncias orgânicas. A reação libera muito calor e pode ser explosiva. Ao se derramar água sobre ele (concentrado), ele explode, projetando líquido a distância. Alem da água, reage também com álcool, metais em pó, carburetos, bases anídricas, clorados, cromatos, permanganatos, nitratos, fulminatos, fluosilícios. Ele ataca o ferro, o zinco e o cobre, mas não tem ação sobre o chumbo (o que da origem a um dos processos de obtensão que são por câmaras de chumbo).
É o ácido mais importante economicamente. Na década de 60, o grau de desenvolvimento industrial de um país era avaliado pela quantidade de ácido sulfúrico que ele produzia e consumia. O consumo se dá na fabricação de fertilizantes, papel, corante e baterias de automóveis. É utilizado na preparação da maioria dos ácidos minerais (clorídrico, nítrico, fosfórico, fluorídrico) e orgânicos (acético, esteárico, tartárico). É empregado em pilhas, acumuladores, gases, bebidas efervescentes, papel, matérias, gordurosas animais e vegetais, tecidos e em metalurgia.
Ele é oxidante e desidratante e, devido a isto, tem ação corrosiva sobre tecidos orgânicos vivos, produzindo queimaduras na pele, com a formação de manchas pretas ocasionadas pela carbonização. Ele carboniza os hidratos de carbono:
C12H22O11 ⇒ H2SO4 ⇒ 12C(carvão) + 11H2O
(açúcar)
O principal uso (60% do total mundial) do ácido sulfúrico é na produção de ácido fosfórico por via úmida que, por sua vez, é usado na produção de