An Lise Do Case Pirelli
361 palavras
2 páginas
Análise do Case Pirelli1. O que gerou a ação de Relações Públicas/ Comunicação? Oportunidade, problema? Justifique.
A ação de Comunicação surgiu após a realização de pesquisas de clima organizacional, apontando baixa adesão dos funcionários aos veículos internos e descrença dos empregados em relação ao discurso da empresa. Sendo assim a ação surgiu tanto de um problema quanto da visão de uma oportunidade, pois o problema existia e poderia ser resolvido bem como ir mais além, foi quando a organização procurou a Ketchum Estratégia, a fim de reestruturar sua Comunicação Interna e promover uma atuação mais estratégica e eficaz.
2. Que variáveis (internas/ externas) foram consideradas para o desenvolvimento do planejamento?
Avaliação prévia do ambiente interno e examinação dos aspectos de cultura, clima, opiniões e expectativas dos funcionários, além de obviamente identificar a situação e as características da comunicação e dos veículos.
Tratou-se, portanto de um programa de construção da comunicação baseado no princípio de mudança da cultura interna, da reestruturação da área e da criação de processos e procedimentos e não apenas de um projeto de ação para fazer a comunicação.
3. Qual o papel do diagnostico, objetivo e estratégias de avaliação no case apresentado?
Eles tiveram papel fundamental para identificar as opiniões, percepções e as expectativas dos funcionários da Pirelli em relação à Comunicação Interna da Empresa. Com base nessas informações a agência pode planejar a reestruturação completa da Comunicação Interna com visão estratégica organizacional.
Além disso, desenvolveu ações, de forma a envolver, interagir, informar, assimilar e estimular a todos para que os conceitos Pirelli sejam reproduzidos e identificados no dia-a-dia.
4. Por que se pode dizer que é um exemplo de Planejamento estratégico em Comunicação / RP?
Porque possuiu todas as fases de um planejamento estratégico de Relações Públicas: briefing (imersão), prognóstico, diagnóstico,