Embora Seja Apresentado Como Uma
Prop 29 – tudo que é ou acontece, é e acontece necessariamente, não seria possível de outra forma
- não existência de um Deus moral (deus é tudo, tudo faz parte dele; é infinito e eterno, a natureza, o universo). Deus não age por vontade – a vontade é um modo do atributo pensamento. Não existe nada que possa determinar deus a querer isso ou aquilo (não existe nada exterior a ele), deus simplesmente é, tudo que ele poderia ser, tudo q ele deveria ser, em potencia infinita.
“Longe de anarquias românticas, de ainda outro utopismo, trata-se de pensar e fazer agir um direito do comum que finque o desejo do homem — de relacionar-se, compartilhar, expandir-se e multiplicar os mundos — como princípio interno de funcionamento.”
“não tendemos para uma coisa porque a julgamos boa; mas, ao contrário, julgamos uma coisa boa porque tendemos para ela”
- não existe o Bem e o Mal, mas o bom e o mau, dentro das relações de outros corpos com o nosso – “o que convém a nossa natureza e o que não convém”.
“A oposição dos valores (Bem/Mal) é substituída pela diferença qualitativa dos modos de existência (bom/mau). (importante!!!!)
- nós não podemos ser completamente livres (só deus o é), estamos submetidos a uma cadeia de causal complexa, determinante de nossas ações
Livre – proposição 27 liberdade x vontade a ética pressupõe que a gente tem escolhas – podemos agir dessa ou daquela forma. Para Spinoza, descobre como agir melhor a partir da compreensão das necessidades que agem sobre nós.