maquinas
LORENA ALVAREZ ROCHA VITURINO
TQM – GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL
Trabalho apresentado para avaliação parcial da Disciplina de Gestão do Conhecimento. Turma TGRH 4SA.
Professor: Edenilson Marinho
CURITIBA
ABRIL/2014
Amor sem escalas
No filme, vemos a rotina de um homem, Ryan, que viaja por todo o país demitindo pessoas. A empresa para qual ele trabalha, presta serviço para outras empresas que precisam demitir seus funcionários, porém querem fazer isso de uma forma com a qual eles saiam preparados para o retorno ao mercado de trabalho. Fazem isso utilizando o currículo do demitido e analisando por qual caminho deve seguir.
Com a chegada de uma recém-formada, Natalie, cheia de idéias, que quer mudar todo o sistema de trabalho da empresa, fazendo as demissões por internet, vemos o antigo funcionário se sentir incomodado, talvez até com medo de ser o próximo a ser demitido. Eles não fazem idéia de quem compartilhar o conhecimento de uma jovem cheia de idéias e de um antigo e experiente funcionário seria bem melhor para a empresa, e tão pouco de que idade e a quantidade de conhecimento não têm relação, porém isso acaba correndo mais adiante no filme.
Por mais que a demissão por vídeo se torne muito mais econômica para a empresa, a forma antiga de fazer, pessoalmente, é muito mais confortável para o demitido, pois demitir alguém não é algo fácil, exige uma forma correta de lidar com as pessoas e entender seus sentimentos, para guiá-la no caminho certo ao retornar ao mercado de trabalho, às vezes após muitos anos de trabalho na mesma empresa.
Em alguns momentos percebemos que Ryan, poderia ter agido de outra forma nas demissões, como no caso da mulher que disse que iria se matar poderia ter encaminhado a um psicólogo, por exemplo, para evitar o pior, o que acaba ocorrendo no final.
Embora seja uma forma fácil de fazer demissões contratando uma empresa para