Guerra da Bosnia
A guerra da Bósnia foi um conflito armado que ocorreu entre abril de 1992 e dezembro de 1995 na região da Bósnia e Herzegovina. A guerra envolveu vários lados. De acordo com numerosos relatos do Tribunal Penal Internacional para a ex-Iugoslávia os países envolvidos no conflito foram à Bósnia e a República Federal da Iugoslávia (Sérvia e Montenegro, mais tarde), bem como a Croácia. De acordo com uma sentença do Tribunal Internacional de Justiça, a Sérvia deu apoio militar e financeiro para as forças sérvias que consistiam no Exército Popular Iugoslavo, o Exército da República Srpska, o Ministério do Interior Sérvio, o Ministério do Interior da República Srpska, e Forças de Defesa Territorial da Sérvia. A Croácia deu apoio militar ás forças croatas de auto-proclamada República Croata de Herzeg-Bósnia. As forças do governo bósnio foram lideradas pelo Exército da República da Bósnia-Herzegovina. Estas facções mudaram de objetivos e fidelidades diversas vezes em várias fases da guerra.
Guerra do Kosovo
O termo Guerra do Kosovo ou Conflito do Kosovo é usualmente usado para descrever dois conflitos armados e seguidos na província sérvia.
Estes conflitos foram:
• 1996-1999: Conflito entre forças de segurança sérvias e Iugoslávia e o Exército de Libertação do Kosovo (ELK),uma guerrilha formada por integrantes de origem étnica albanesa que lutava pela independência da província.
• 24 de Março-10 de Junho de 1999: Guerra entre Iugoslávia e a Organização do Tratado do Atlântico Norte,quando a OTAN atacou iugoslavos,seguiram-se os conflitos entre a guerrilha albanesa e as forças sérvias e formou-se um grande número de refugiados. O parlamento bósnio em chamas após ser bombardeado pela artilharia sérvia em maio de 1992; Ratko Mladić com soldados sérvios da Bósnia; um soldado norueguês da ONU em Sarajevo.