Guerra Da Bosnia
Quando começou a desintegração da Iuguslávia, em 1991, marcada pelas independências de Croácia e Eslovênia, os líderes servo-bósnios almejavam constituir um país que unisse todos os sérvios. Mas o povo da Bósnia-Herzegovina também se declarou independente, em 1992. Os sérvios invadiram o novo país, que respondeu militarmente e ampliou a abrangência da guerra com os sérvios.
Quando os bósnios tentaram declarar independência, os nacionalistas sérvios não reconheciam o movimento. Nos primeiros anos do conflito, os sérvios conseguiram diversas vitórias que foram aproveitadas para realizar uma limpeza étnica que promoveu o assassinato de milhares de civis. Dessa forma, os bósnios pediram ajuda de outras nações para que essa situação chegasse ao fim.
Somente em 1995, tropas da Otan e da ONU passaram a combater as investidas militares dos sérvios. Nessa época, o equilíbrio de forças estabelecido entre as duas partes envolvidas na guerra abriu portas para que as primeiras negociações fossem realizadas. A partir de uma intensa rodada de negociações intermediada pelo