Case pirelli
Vamos elucidar a importância da comunicação interna dentro de uma organização apresentando um case de sucesso da Pirelli, que teve problema de comunicação interna e com as ações certas soube reverter os problemas a seu favor.
A Pirelli é a quinta maior empresa do mundo no mercado de pneus, e no Brasil ela possui 5 fábricas, 3 em São Paulo, 1 no Rio Grande do Sul e 1 na Bahia, totalizando 9.500 funcionários, sendo que a maior parte deles estão trabalhando na produção dos produtos.
O problema de comunicação interna foi constatado a partir de pesquisas de clima organizacional que apontou uma queda na avaliação da comunicação, baixa adesão dos empregados aos veículos de comunicação interna e a descrença dos funcionários em relação ao discurso da empresa.
Para ajudar a organização a reestruturar a comunicação interna, a empresa Ketchum Estratégia foi contratada. E sugeriu que, primeiramente, fossem identificadas as opiniões e expectativas dos colaboradores, após isso reorganizar a CI de maneira estratégica e fortalecer o papel dos veículos internos.
Uma pesquisa foi realizada dentro da organização e constatou que 63% do público interno consideravam a comunicação interna negativa ou neutra e apenas 33% a consideravam positiva. Outros pontos negativos foram encontrados como a falta de transparência, falta de clareza das mensagens transmitidas, ausência de processos definidos, líderes sem perfil de comunicação, a grande influencia da rádio peão e a grande influência do sindicato na comunicação com as fábricas. Para solucionar todos esses problemas foram criados quatro pilares estratégicos de sustentação da CI, a mudança na cultura de comunicação, para sensibilizar a diretoria e mostrar importância da CI dentro da organização, a criação de processos para organizar o dia a dia da área de CI , adequação da estrutura da área de comunicação, foi contratada uma equipe capacitada e especializada para colocar em prática tudo o que foi planejado e a melhoria