Marketing esportivo
Estudo de mercado
MARKETING ESPORTIVO
Abner Augusto F. Garcia
Diego Soares Rezende Zonaro
Luis Rogério Brambilla de Oliveira
Rodrigo Cardoso Ramos
Vinícius da Silva Santos
Verônica Barreto da Silva
Sala:
120
Turma:
A
2210107409
2210102214
2210102818
2211107077
2210102890
2211107075
4º
Semestre
CASE
As empresas passaram a investir financeiramente no esporte, a fim de ajudar os clubes na contratação de jogadores. Patrocinando a princípio as modalidades amadoras, tais com o vôlei e basquete.
É claro que o investimento proporcionado teria que trazer benefícios à organização, e a busca por esse objetivo foi rapidamente adquirido, pois passaram a exigir que sua marca fosse incluída no nome do clube. E com o crescimento do projeto em um curto espaço de tempo, houve a busca também por outras modalidades esportivas.
Logo depois, as empresas particulares, e também as estatais ou de economia passaram a montar equipes próprias. Pirelli e Atlântica foram às pioneiras.
CASE
A primeira decisão de uma empresa, ao atuar no Marketing
Esportivo, é definir a modalidade mais adequada aos seus objetivos.
Dentre todos os casos de Marketing Esportivo no Brasil, o primeiro patrocínio feito em sólidas bases empresariais foi à associação
Palmeiras/Parmalat. Até então, o patrocínio esportivo significava uma alternativa de mídia, com a marca estampadas nas camisetas dos atletas.
O marketing esportivo está ligado a dois conceitos, primeiro a nível Macro analisando o grande mercado competitivo e a nível
Micro que desenvolve ações para manter aquele velho e fiel torcedor um cliente da marca, e para conquistar um novo segmento, como crianças. CASE
- O esporte e a sociedade: Sociologicamente o esporte se divide em três tipos:
- Esporte-Educação: Conjunto de práticas esportivas que tem as escolas como espaço físico, e tem como finalidade o desenvolvimento integral da pessoa.
-