Marketing esportivo
Conceito de marketing esportivo
O marketing em seu conceito e visão geral está relacionado com o produto, demanda, desejo, necessidade, valor, satisfação, qualidade e mercado. No planejamento estratégico em marketing, existe os 4p´s : produto, preço, praça e promoção.
No marketing esportivo existe um quinto “p” que significa “paixão”. O esporte se envolve com a torcida e seus profissionais pelo elo emocional de vencer limites e alcançar a vitória.
O marketing esportivo está atento a atender o mercado de fãs por um clube, atleta ou evento esportivo, sendo o fã um potencial consumidor de camisetas, material esportivo e ingresso de seu clube do coração.
Marketing esportivo é um conjunto de ações voltadas à prática e à divulgação de modalidades esportivas, clubes e associações, seja pela promoção de eventos e torneios ou pelo patrocínio de equipes e clubes esportivos. Há duas formas para definir essa prática: 1ª - marketing de produtos e serviços voltados aos consumidores que, de alguma forma, se relacionam com o esporte (camisas oficiais do time, por exemplo) e 2ª - uma estratégia que emprega o esporte como meio de divulgar produtos, sem que estes tenham ligação com atividades esportivas (patrocinadores em geral).
Como surgiu o marketing esportivo no Brasil e no mundo
O marketing esportivo surgiu por volta dos anos 60, a partir das restrições à publicidade do cigarro e da bebida impostas pelos Estados Unidos e parte dos países da Europa. A iniciativa de patrocínio do futebol partiu da Stock, fábrica de bebidas, que resolveu divulgar sua marca nos estádios italianos. o primeiro grande patrocinador de uma Copa do Mundo foi a Coca-Cola, em 1978, que pagou US$ 8 milhões para a Fifa. o marketing esportivo só não foi incrementado há mais tempo no futebol porque a Fifa - Federação Internacional de Futebol não permitia que as equipes tivessem publicidade nas camisas. Como alternativa, algumas empresas transformaram seus nomes em marca de material