Carnaval
Curso Antropologia e Sociologia da Educação
CARNAVAL - Escolas de Samba
INTRODUÇÃO
A evolução carnavalesca é uma tradição antiga, que vive sofrendo alterações durante os séculos devido às influências culturais. De acordo com os estudos, o desenvolvimento desta pesquisa demonstra a importância cultural que o Carnaval exerce sobre o povo brasileiro. Entretanto, ao analisarmos este evento sobre uma perspectiva acadêmica fica notável as restrições que ocorrem quando nos referimos ao público infantil, obviamente, por uma considerável parte dos responsáveis conceituarem o evento como inadequado para esta faixa etária. Portanto, observo a necessidade de abordar o assunto dentro de uma óptica educacional, já que como foi exposto anteriormente, essa tradição é reflexo da sociedade e futuramente será a conseqüência da sociedade formada pelas crianças de hoje.
Por isso, é essencial nos questionarmos: O Carnaval atual realmente é inadequado para o público infantil? Considerando o aspecto educativo, como um educador deveria abordar este conteúdo na escola, especificamente no Ensino Fundamental?
DESENVOLVIMENTO
1 - ORIGEM DO CARNAVAL
1. - Festa greco-romana
Ao contrário do que a maioria da população brasileira imaginava o Carnaval não é exatamente um evento típica do Brasil, já que a essa tradição existe desde a Antiguidade. Apesar de sua origem incerta, segundo Leonel Kaz suas primeiras manifestações tiveram início nos cultos agrários da Grécia, por volta de 605 a 527 a.C. Posteriormente, os gregos e romanos inseriram bebidas e práticas sexuais na festa, tornando-a intolerável aos olhos da Igreja. Com o passar do tempo, o carnaval passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica, o que ocorreu de fato em 590 d.C. Até então, o carnaval era uma festa condenada pela Igreja por suas realizações em canto e dança que aos olhos