carnaval
No nosso país, as tradições do carnaval são um misto de religiosidade e paganismo. É um tempo de preparação para a Quaresma mas também de rituais pagãos directamente ligados a celebrações da Natureza. Festeja-se a morte das colheitas antigas e o germinar das novas. Esta é a explicação para a tradição em Portugal do enterro de uma personagem na Quarta-feira de Cinzas. É que antes da reforma cesariana do calendário, o ano civil iniciava-se em Março acontecendo a despedida do ano velho por esta altura.
Seja como for, a festa é uma constante, variando apenas as formas de manifestação. Enraizadas no folclore português estão as máscaras com as quais qualquer transformação é possível. A sua origem encontra-se nos antigos rituais pagãos do culto dos mortos em que se acreditava que os espíritos deviam tomar a forma humana. Para a sua personificação, alguém trajava de branco e usava uma máscara.
Em Portugal o Carnaval mais conhecido e importante é o Carnaval de Torres Vedras, o Carnaval de Ovar e o Carnaval da Madeira.
No Distrito de Portalegre o Carnaval mais conhecido é o da cidade de Elvas e o de Castelo de Vide.
Como a cidade de Elvas fica próximo da fronteira de Espanha, a cidade de Elvas junta-se à cidade de Badajoz para festejarem o Carnaval. Há desfiles conjuntos das duas cidades, quer na cidade de Elvas quer na cidade de Badajoz.
O Carnaval Internacional mais conhecido é o Carnaval do Brasil, na cidade do rio de Janeiro, com o desfile das várias escolas de samba, durante vários dias.
Agora vamos falar das tradições do Carnaval de Torres Vedras.
O Carnaval de Torres é o Carnaval mais popular de Portugal. O Carnaval de Torres assenta o seu sucesso numa festa permanente durante toda a época do Entrudo, com o seu ponto alto nos corsos de Domingo e Terça-Feira.
Os corsos são abrilhantados por 13 carros alegóricos de grandes dimensões e muitos grupos de mascarado, rusgas, cegadas e típicos cabeçudos ou gigantones,