ANABOLIZANTES
Os Esteróides Androgênicos Anabólicos (EAA), também conhecidos simplesmente como anabolizantes, são uma classe de hormônios esteróides naturais e sintéticos que promovem o crescimento celular e a sua divisão, resultando no desenvolvimento de diversos tipos de tecidos, especialmente o muscular e ósseo. São substâncias geralmente derivadas do hormônio sexual masculino (testosterona), e podem ser administradas principalmente por via oral, injetável ou em creme. Atualmente não são utilizados somente por atletas profissionais, mas também por pessoas que desejam uma melhor aparência estética. Os diferentes esteróides androgênicos anabólicos têm combinações variadas de propriedades androgênicas (características masculinas) e anabólicas (leva ao crescimento da musculatura).
Os esteróides anabólicos foram descobertos nos anos 1930 e têm sido usados desde então para inúmeros procedimentos médicos.
Hoje os esteróides anabólicos são controversos por serem muito difundidos em diversos esportes e possuírem efeitos colaterais. Enquanto há diversos problemas de saúde associados com o uso excessivo de esteróides anabólicos, também há uma volumosa quantidade de propaganda, e concepções errôneas da população sobre seu uso.
EFEITOS DOS ESTERÓIDES ANABÓLICOS
Os EAA produzem tanto efeitos anabólicos e de virilização (também conhecidos como efeitos androgênicos).
Exemplos dos efeitos anabólicos:
- Aumento da síntese protéica.
- Aumento da massa e força muscular.
- Aumento do apetite.
- Aumento da remodelagem e crescimento ósseos.
- Estimulação da medula óssea, aumentando a produção de células vermelhas do sangue.
Exemplos dos efeitos de virilização/andrógenos:
- Crescimento do clitóris (hipertrofia ) em mulheres e do pênis em meninos (o pênis adulto não cresce). - Aumento dos pêlos sensíveis aos andrógenos (pêlos púbicos, da barba, do peito, e dos membros).
- Aumento do tamanho das cordas vocais, tornando a voz mais grave.
- Espermatogênese