Anabolizantes
Aspectos relacionados à saúde
1. Identificar os perigos dos suplementos alimentares, doping e anabolizantes.
Cada vez mais nos deparamos com situações onde o acesso, a comercialização e o consumo de esteróides anabolizantes e suplementos estão mais frequentes. As pessoas fecham os olhos para um periogo iminente e suas consequências em busca de um corpo que julgam ideal ou por melhorarem seu desempenho, uma realidade mascarada que traz muitos riscos e efeitos desastrosos.
Assim como os medicamentos, a posologia desses produtos deve ser administrada e acompanhada por profissionais da saúde altamente qualificados, médicos e nutricionistas, com objetivos específicos e individuais.
O que são esteróides anabolizantes?
Esteróides anabolizantes são drogas fabricadas para substituirem o hormônio masculino Testosterona, fabricado pelos testículos. Eles ajudam no crescimento dos músculos (efeito anabólico) e no desenvolvimento das características sexuais masculinas como: pelos, barba, voz grossa etc. (efeito androgênico).
São utilizados por indivíduos de várias faixas etárias, mas principalmente jovens; além de atletas para aumentar a massa muscular, a força ou a resistência.
Depois de apenas algumas semanas de uso contínuo, os usuários podem sentir euforia e aumento de energia, tornando-se agressivos e mais competitivos.
Quando iniciou uso desse tipo de droga?
No ano 800 a.C - atletas olímpicos da Grécia Antiga: cogumelos alucinógenos, chás de diversas ervas e sementes de gergelim.
Antigos egípcios utilizavam uma bebida preparada à base de cascos de eqüinos cozidos em óleo e aromatizados com pétalas de rosas.
Gladiadores de Roma utilizavam estimulantes misturados com álcool para suportar a fadiga e a dor.
No final do Séc. XIX a recém-descoberta das propriedades estimulantes da cocaína. A combinação de vinho e extrato de folhas de coca surgiu o vinho para atletas “Vin Mariani”.
Em 1896,