Introdução ao recrutamento
O termo recrutamento bem como o seu objetivo (captação de pessoas) foi ampliado para o sistema de RH, em especial a área de Recrutamento e Seleção de Pessoal.
Compreendemos a prática de recrutamento em quatro etapas, sendo elas:
Recebimento da vaga;
Anúncio da vaga;
Análise e triagem dos currículos;
Convocação de candidatos para o processo seletivo.
Agora explicarei cada passo do Recrutamento:
Recebimento da vaga: inicia-se no momento em que se recebe a liberação da vaga, solicitação de pessoal. Em agências de emprego e Consultoria de RH, quando recebe uma vaga, é feita a ligação para os clientes para confirmar o recebimento e automaticamente, aproveita-se a contingência para esclarecer ou flexibilizar os requisitos para o desempenho de um cargo vago.
Anúncio da vaga: são seguidas 03 condutas:
Recrutamento Interno - Consiste nas práticas empregadas a divulgação de vagas em aberto dentro da empresa, focando a mão de obra interno.
Recrutamento Externo - Consiste nas práticas empregadas de vagas em aberto para o mercado de mão de obra externo, como por exemplo, anúncios em jornais e internet, consultorias em RH, etc.
Recrutamento Misto – Consiste nas práticas empregadas de vagas em aberto para o mercado de mão de obra interno e externo.
Análise e triagem dos currículos: O currículo é o cartão de visita dos candidatos recrutados ou interessados em uma oportunidade de emprego junto à empresa.
Indica-se como título o nome do candidato Abas: é necessário dados pessoais (endereço, telefone, bairro, CEP, estado civil, nacionalidade e e-mail), Objetivo (Departamento e cargo de interesse), Experiência profissional (Empresas onde já trabalhou, tempo que permaneceu, destacando cargo, data de entrada, saída e síntese de atividades desenvolvidas), Escolaridade (técnico, médio, graduação, pós – graduação e afins), idiomas (em caso de tê-los, indicar nível e instituição onde cursou), Informática (Indicar