Catadores de lixo reciclavel
Catadores de Lixo Reciclável na cidade de Pontal
OBJETO DE ESTUDO:
Crianças, jovens e adultos que vivem dessa prática
PROBLEMA DE PESQUISA:
- Como é feita a coleta seletiva do lixo em Pontal?
- Existe algum órgão que dá suporte aos catadores de materiais recicláveis no Município ?
Qual tem sido a lógica mercantil deste tipo de trabalho? Existe alguma conexão entre a jornada de trabalho e a renda mensal dos catadores? Nesta cidade a atividade da catação se encontra organizada? Se sim, como ela é organizada e quem tem determinado essa organização?
OBJETIVOS:
O presente Projeto de Pesquisa visa apresentar as produção e destinação do lixo reciclável na cidade de Pontal, bem como o trabalho dos catadores desses materiais e suas condições de trabalho, que afetam suas vidas; as dificuldades encontradas pelos catadores que sobrevivem do lixo e procuram um espaço que lhes permitam enfrentar a pobreza em que se encontram. Expor esse quadro de vulnerabilidade social na constante urgência de se manter como pessoas trabalhadoras, que precisam de uma renda para manter ao menos as necessidades básicas da família.
JUSTIFICATIVA:
A coleta seletiva e a reciclagem de lixo têm um papel muito importante para o meio ambiente. Por meio delas, recuperam-se matérias-primas que de outro modo seriam tiradas da natureza. A ameaça de exaustão dos recursos naturais não-renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais recicláveis, que são separados na coleta seletiva de lixo. Atualmente um dos grandes desafios enfrentados pela sociedade é o problema relacionado à produção e destinação do lixo. A educação ambiental contribui para que o indivíduo e a coletividade se sensibilizem para a adoção da coleta seletiva como uma prática cotidiana, essencial para a preservação e conservação do meio ambiente, promovendo qualidade de vida. É aí que se apresentam os catadores de lixo reciclável. Essas pessoas estão encontrando na coleta