carrinheiros
Para compreendermos o sentido do trabalho realizado pelos catadores de matérias recicláveis, é necessário antes nos localizarmos no contexto histórico atual para poder estar se situando a respeito da pratica exercida por essas pessoas. Pois bem, o mundo mudou muito ao longo do sec. XX com a enorme expansão da globalização caracterizada por empresas que monopolizaram o mercado mundial. Essa expansão acarretou em muitas mudanças na área da economia mundial, afetando assim todas as esferas da vida social e cultural.
Entre os anos de 1974 e 1975, o capitalismo enfrentou uma forte crise recessiva, como resposta ao enfrentamento a essa crise, suas medidas desencadearam uma nova reestruturação no processo de produção, visando é claro o aumento dos lucros, para tanto se criou estratégias para sobreviver neste sistema competitivo, como tornar-se transnacional, ou seja, se instalar em países vizinhos buscando mão de obra, incitando assim a exploração e a precarização do trabalho, almejando assim nas reduções de custos a alternativa para a redução da crise e posteriormente a sua superação.
Não podemos ainda deixar de mencionar aqui o avanço tecnológico, responsável pelo desenvolvimento do capitalismo permitindo assim um maior poder de dominação sobre a força de trabalho.
Essas novas tecnologias que apropriadas pelos detentores do meio de produção a usam com o objetivo de elevar seus níveis de produção e de ao mesmo tempo reduzir custos para competir no mercado, pois bem, com isso eles passam a exigir do trabalhador maiores qualificações profissionais, maior grau de escolaridade, e aqueles que não se encaixam nesse perfil acabam que sendo excluídos da sociedade ou caindo na marginalidade.
O desemprego passa a assolar as pessoas, principalmente aqueles como já mencionados sem qualificações ou escolaridade e ainda mais difícil para aqueles cujo preconceito é ainda maior como mulheres, negros, idosos ou deficientes físicos, que são os mais afetados