Case havaianas
A linha de sandálias Okabashi, que vem em uma variedade de estilos e cores, são moldados a partir de uma mistura de plásticos reciclados. Segundo o portal Earth911, embora a quantidade de material reutilizado em cada sapato dependa do material disponível, um par de sandálias Okabashi contém em média 15% a 25% de plástico reciclado.
No final de vida útil do produto, os clientes podem enviar os sapatos velhos para a empresa Buford, fábrica na Geórgia, e receber em troca um cupom para a próxima compra. A equipe Okabashi irá limpar os sapatos velhos, tinturar e combinar as peças de plástico reciclado com plástico novo. Os trabalhadores remodelam a mistura do material para produzir um novo par de sandálias, conseguindo um processo de reciclagem em circuito fechado.
O conteúdo do EcoDesenvolvimento.org está sob Licença Creative Commons. Para o uso dessas informações é preciso citar a fonte e o link ativo do Portal EcoD. http://www.ecodesenvolvimento.org.br/posts/2012/fevereiro/marca-americana-de-sandalias-investe-em-produtos#ixzz1uNQXUxCB
Condições de uso do conteúdo
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives
A companhia também incorpora o restante das sucatas de plástico da produção para a mistura de plástico para fazer sapatos novos, tornando seu processo de fabricação praticamente livre de resíduos. Os 2% dos materiais que não podem ser reciclado na fábrica é enviado para uma empresa parceira para ser transformado em outros produtos plásticos.
De acordo com Okabashi, a empresa reciclou mais de