Cartilha do idoso
Uma das prioridades da Prefeitura Municipal de Curitiba é estar sempre atenta ao fenômeno do envelhecimento e ao cumprimento dos compromissos assumidos com a população. Em Curitiba, os idosos são mais de 150 mil habitantes. Pouco mais de 8% de uma população que está vivendo 73 anos em média. Nossa preocupação é fazer com que essa vida, mais longa que a dos antepassados, seja melhor. O envelhecimento da população está sendo tratado com intervenções sociais, econômicas e ambientais, garantindo ao idoso um Envelhecimento Ativo. Trabalhamos na promoção e prevenção. Exemplo disso é a implantação de 25 CRAS – Centro de Referência da Assistência Social, 14 Unidades de Atendimento – porta de entrada da assistência social em Curitiba – e 141 grupos de convivência para idosos em todas as regionais. Essas atividades estão trazendo muitos resultados positivos. Para todos os idosos de Curitiba elaboramos esta cartilha, que detalha os principais direitos da pessoa idosa. Direitos garantidos por lei. Isso é respeito para o idoso, que já contribuiu muito com a cidade e que agora merece da cidade toda a consideração. Respeito da gente da Cidade da Gente.
Fernanda Richa
Presidente da Fundação de Ação Social (FAS) Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI)
a pessoa idotsos ...à ei todos os dirnia... da cidada
>> O PAPEL DO IDOSO, DA FAMÍLIA, DA SOCIEDADE E DO ESTADO EM RELAÇÃO À PESSOA IDOSA COISAS QUE TODOS DEVERIAM SABER.
>> O PAPEL DO IDOSO
O idoso é um cidadão como qualquer outro. Por isso, seja por conta própria ou por meio de associações, deve participar da vida em sociedade. E o que é muito importante: sem se sentir inferior ou incapaz diante dos mais jovens.
>> RESPEITO É BOM E O IDOSO GOSTA
Sempre que sofrer abusos ou sentir que seus direitos não estão sendo respeitados, o idoso deve procurar autoridade policial, Ministério Público, Conselhos de Direito do Idoso ou o SAV – Serviço de Atendimento ao Vitimizado em