Orçamento empresarial
O presente artigo irá tratar dos seguintes aspectos: planejamento, apresentando sua real definição e suas reais respectivas contribuições no ambiente organizacional; por intermédio do orçamento empresarial, veremos que as empresas tem muito a ganhar com sua implantação, além de seus benefícios e limitações, seus componentes orçamentários auxiliam na melhor utilização dos recursos disponíveis e na obtenção de lucro. O orçamento empresarial também contribui no alcance das metas e objetivos traçados pela empresa, buscando assim maiores vantagens permitindo que os empresários tomem decisões flexíveis e eficazes perante o mercado, os consumidores e os concorrentes.
Palavras-chave: orçamento empresarial, planejamento, tomada de decisão.
1 – Introdução
“Orçamento empresarial pode ser definido como um plano coordenado de ações para a empresa executar”. (Hekert e Willson, 1967 p.12) O termo abordado visa atingir diretamente os interesses prioritários de toda a empresa, ou seja, controlar os departamentos financeiros olhando sempre à frente com finalidade de prever possibilidades futuras e estabelecer os objetivos requeridos pela empresa.
Além disso, é indispensável um comum acordo de toda a empresa ao resolver que um orçamento será implantado não para substituir a atuação dos administradores, mais sim, como instrumento de ligação entre os objetivos e o caminho a ser percorrido para alcançá-los.
O orçamento empresarial é uma dessas ferramentas indispensável para direcionar as atividades cotidianas nas empresas, projetando dados relacionados a diversas áreas da organização, dentre elas, a área de matéria-prima, produção, vendas, mão de obra, despesas operacionais, custos indiretos de fabricação, DRE, caixa e balanço patrimonial.
Além dos benefícios que serão apresentados há também algumas limitações, determinantes para a implantação do orçamento como exige qualquer outra ferramenta gestão, sendo necessário que os gestores obtenham o maior número possível de